Por que ler Provérbios - Provérbios 1

PROVÉRBIOS DE SALOMÃO
Introdução geral

"PROVÉRBIOS de Salomão, filho de Davi, rei de Israel;
Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras da prudência;
Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo, e a equidade;
Para dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso;
Para o sábio ouvir e crescer em sabedoria, e o entendido adquirir sábios conselhos;
Para entender provérbios e sua interpretação: como também as palavras dos sábios, e suas adivinhações." (Provérbios cap. 1 e vers. 1 ao 6)

Aqui está a palavra de Deus para a nossa vida. Na Bíblia Sagrada não falta nada, não falta nenhum assunto e nada é omitido. E o Senhor, em sua infinita bondade e misericórdia deu sabedoria ao rei Salomão, filho de Davi, para escrever o livro de Provérbios. Este livro é como uma carta de um Pai amoroso para os seus filhos e este Pai amoroso é Deus, o Rei Eterno, o Rei da Glória.
Convém a nós ler com todo cuidado e atenção a mensagem do Senhor para nós, porque Ele só quer a nossa vida, a nossa paz, o nosso bem. E, depois de lermos, colocarmos em prática os seus preciosos ensinamentos.
Oh, e onde está a sabedoria? Ela pode ser comprada, ela é vendida? Não e não pois a sabedoria está com Deus e vem dele somente. Para adquirirmos sabedoria, devemos ler a palavra do Senhor e pedir a Ele que Ele nos dará.
A palavra de Deus nos traz instrução e entendimento para vivermos aqui nesta terra. Porque se não tivermos sabedoria e prudência, certamente iremos cometer muitos erros e seremos prejudicados de uma forma, ou de outra.
Os simples precisam de prudência e os jovens têm que ter conhecimento.
Para o sábio tornar-se mais sábio ainda e o entendido ser sabiamente aconselhado.
Para compreender os provérbios e toda a sua interpretação vamos ler agora os primeiros conselhos divinos para nós:

"Não te deixes seduzir por pecadores"
Provérbios cap. 1 dos vers. 7 ao 19:

"O temor do Senhor é o princípio da ciência: os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.
Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes a doutrina de tua mãe.
Porque diadema de graça serão para a tua cabeça, e colares para o teu pescoço.
Filho meu, se os pecadores com blandícias te quiserem tentar, não consintas.
Se disserem: Vem conosco; espiemos o sangue; espreitemos sem razão o inocente;
Traguemo-los vivos, como a sepultura; e inteiros, como os que descem à cova;
Acharemos toda a sorte de fazenda preciosa; encheremos as nossas casas de despojos;
Lançarás a tua sorte entre nós; teremos todos uma só bolsa;
Filho meu, não te ponhas a caminho com eles: desvia o teu pé das suas veredas.
Porque os pés deles correm para o mal e se apressam a derramar sangue.
Na verdade, debalde se estenderia a rede perante os olhos de qualquer ave.
E estes armam ciladas contra o seu próprio sangue; e as suas próprias vidas espreitam.
Tais são as veredas de todo aquele que se entrega á cobiça; ela prenderá a alma dos que a possuem."

Aí está a instrução do Rei do Universo para todos. Em primeiro lugar, temer ao Senhor é o começo de tudo, o princípio da sabedoria. E quem desprezar essa instrução será um louco por fazer isso.
Devemos temer a Deus e ouvir também os conselhos de nosso pai e de nossa mãe pois isso é bom.
Agora, quais são os conselhos e os convites que não devemos aceitar? Os dos pecadores, daquelas pessoas que estão no mau caminho, que andam por veredas tortuosas e praticam o mal.
Se eles nos chamarem para qualquer coisa, para irmos a tal lugar, não podemos aceitar porque os seus caminhos são tenebrosos, são caminhos de morte e as suas intenções não são nada boas.
A partir do versículo 10 vemos como essas pessoas falam e agem e tudo o que oferecem para convencer a outros a participarem de seus planos obscuros. Aquele que não for entendido e não tiver sabedoria, infelizmente cairá na cilada maligna, por isso Deus, o Pai nos avisa:

"Filho meu, não te ponhas a caminho com eles: desvia o teu pé das suas veredas."  (vers. 15)

Os que praticam o mal, atentando contra a vida de seu próximo, derramando sangue, cometendo roubos e crimes, desobedecem à lei do Senhor e também à lei dos homens, mal sabem eles  que estão colocando a própria vida em risco e que poderão cair na própria cilada que armaram porque Deus é justo e não concorda com o erro.
E, para terminar, aquele que se deixa levar pela cobiça, pela ganância e ambição e por causa disso acaba cometendo coisas ilícitas, também ficará preso na própria cobiça e se dará mal.
Por isso temos que ter muito cuidado com o que fazemos, aonde vamos e o que desejamos e ainda, o que fazemos e como fazemos para conseguir aquilo que desejamos.
Mas a palavra do Senhor está aí para nos ensinar, nos orientar e nos instruir acerca do bem e do mal. Temos que buscar a sabedoria e o entendimento do alto, lendo a palavra de Deus. Não vamos ser loucos de ignorar isto.

"E estes armam ciladas contra o seu próprio sangue; e as suas próprias vidas espreitam.
Tais são as veredas de todo aquele que se entrega á cobiça; ela prenderá a alma dos que a possuem." (vers. 18 e 19)

Realmente não vale nada a pena deixar-se ser seduzido por pecadores e desviar-se do caminho reto porque as atrações que eles oferecem podem ser bonitas e até parecerem boas mas na verdade nada mais são do que a atração do mal, o caminho da morte. Diga não, não aceite os convites para as coisas erradas porque depois certamente haverá um alto preço a se pagar.




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SALMO 91 - LIVRAMENTO

A família de José

A família de Eli